quarta-feira, 19 de abril de 2017

Clivagem

Olá, trouxemos informações sobre um importante episódio da nossa saga, o caminho até nosso bebê é longo mas a expectativa aumenta cada vez mais.

A fecundação é uma sequência complexa de eventos moleculares coordenados iniciada após o contato do ovócito com o espermatozoide e finalizada com a mistura cromossômica materna e paterna na metáfase da primeira divisão meiótica do zigoto, um embrião unicelular. Ela causa a ativação metabólica do ovócito quase maduro e inicia a clivagem do zigoto.

Trinta horas após a fecundação, inicia-se a clivagem que consiste em repetidas divisões mitóticas do zigoto, isso resulta no aumento do número de células que se tornam menores a cada divisão(blastômeros). Nas primeiras divisões mitóticas não há a recuperação do citoplasma e, com isso, não há aumento no volume total do embrião.
A clivagem ocorre, normalmente, quando o zigoto passa pela tuba uterina em direção ao útero. Durante o processo de clivagem, o zigoto situa-se dentro da zona pelúcida. A divisão segue, progressivamente e após o estágio de nove células os blastômeros mudam sua forma e se agrupam parar formar uma bola compacta, esse processo, chamado de compactação, possibilita uma maior interação entre células, é mediado por glicoproteínas de adesão de superfície celular. A compactação é também, um pré-requisito para a segregação de células internas que formam uma massa celular interna ou embrioblasto do blastocisto.


Essas divisões chamadas de clivagem apresentam diferentes padrões que se diferenciam de acordo com a distribuição de vitelo. Quanto menos vitelo um ovo tem, mais facilmente ocorre a divisão. Esses diferentes padrões são chamados de Clivagem Holoblástica (onde o zigoto se divide completamente) e Clivagem meroblástica (a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto)

  representação esquemática da Clivagem (Foto:Alunosonline)

Depois do processo de clivagem nosso bebê vai crescer cada vez mais... Até próxima.

2 comentários:

  1. Os posts estão ótimos, mas estou curiosa. Qual técnica de RA vocês utilizaram? Quem será o útero de substituição?

    ResponderExcluir