terça-feira, 4 de abril de 2017


Sistema reprodutor feminino - parte 2



O sistema reprodutor feminino é constituído órgãos sexuais externos e internos. Os externos são:

Vulva- são um conjunto de peles mais grossas que leva o nome de lábios maiores (grandes lábios), a função da estrutura é a proteção. Mais internamente temos o segundo conjunto de peles mais finas que chamamos de lábios menores (pequenos lábios), que também tem como função a proteção. Eles protegem três estruturas: clítoris, uretra e a entrada da vagina.

Clitóris- na hora do estímulo sexual ele fica extremamente enrigado, também fica rígido como o pênis e como a região é cheia de determinações nervosas é uma região muito sensível ao toque e muitas mulheres chegam ao orgasmo através do estímulo da região. Durante os orgasmos o aparelho reprodutor interno começa a fazer contrações e isso facilita a movimentação do espermatozoide.

Uretra- transporta a urina da bexiga até ao exterior, tem o seu orifício de saída à frente do aparelho reprodutor.

Vestíbulo vaginal (canal vaginal)- na entrada do canal vaginal existe o hímen que se rompe nas primeiras relações sexuais. Possibilita a penetração do pênis (onde é depositado os espermatozoides), a expulsão da urina, a menstruação e no parto é a saída do bebê.

Glândulas Mamárias- são os órgãos formados por dois tipos de tecido (glandular e gorduroso). Os seios começam a se desenvolver na adolescência, pela ação dos hormônios femininos. Também por essa ação, durante o ciclo menstrual eles podem aumentar de volume e tornam-se mais sensíveis, alguns dias antes da menstruação. Durante a gravidez, eles crescem, preparando-se para produzir leite (que ocorre após o parto).

Os órgãos internos são:

Útero- Localizado na pelve, entre a bexiga e o reto, é um órgão oco, em forma de pêra, e tem como função receber a mórula e propiciar o desenvolvimento do embrião e feto. Ele é constituído de três camadas: perimétrio - é a camada externa; miométrio - camada média composta de músculo liso; endométrio - camada interna composta de duas porções delimitadas estrutural e funcionalmente. O endométrio, durante toda a vida reprodutiva, sofre alterações cíclicas (ciclo ovariano) que o preparam para a implantação do zigoto e para o que vem depois da implantação, onde é necessário à sustentação do desenvolvimento embrionário e fetal.

Tubas uterinas- As tubas conduzem os ovócitos dos ovários e os espermatozoides que entram pelo útero para alcançarem o sítio de fecundação na ampola da tuba uterina. A tuba uterina também conduz o zigoto em clivagem para cavidade uterina. Ovários- Os ovários produzem hormônios (estrogênio e progesterona) e tem também a função de produzir gametas. A gametogênese denomina-se ovogênese, os gametas em desenvolvimento são os ovócitos e o gameta feminino maduro denomina-se óvulo. Os hormônios secretados pelos ovários funcionam na regulação da maturação dos ovócitos como também no desenvolvimento e maturação dos órgãos genitais, dos caracteres sexuais secundários e das glândulas mamárias. O óvulo é uma célula grande, contendo um núcleo em processo de divisão meiótica incompleto, o qual será finalizado após a penetração do espermatozoide e o material necessário para iniciar o crescimento e desenvolvimento deve estar estocado no óvulo maduro. O FSH e o LH produzem o ciclo ovariano, onde se desenvolve os folículos. A ovulação é o processo pelo qual um ovócito secundário é liberado do folículo ovariano. Após a ovulação, as células foliculares e as da teca interna, que permanecem no ovário, dão origem ao corpo lúteo, que é uma glândula endócrina temporária. O progesterona e estrógenos, atuam sobre a mucosa uterina, estimulando a secreção de suas glândulas. A progesterona impede ainda o desenvolvimento de outros folículos ovarianos. Quando não há fecundação o corpo lúteo tem duração de 10 a 14 dias, ou seja, persiste durante a segunda metade do ciclo menstrual. Após este período degenera e desaparece. Se houver gravidez o corpo lúteo aumenta muito e só entrará em regressão após o quinto ou sexto mês, mas não desaparece completamente e secreta progesterona até o fim da gravidez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário