domingo, 4 de junho de 2017

Quarta semana do desenvolvimento embrionário

Oii Genteee... Estamos aqui de volta mais uma vez, agora para começarmos a falar de uma nova etapa da nossa jornada, que é superimportante, onde todas as estruturas internas e externas são estabelecidas, e que requer cuidado redobrado por parte das gestantes, por ser uma fase de grande susceptibilidade a agentes teratogênicos. Ou seja, um período sensível a tudo aquilo que é capaz de produzir dano ao bebê durante a gravidez.

Organogênese
Essa etapa tão importante é o período da organogênese, que vai da 4ª a 8ª semana do desenvolvimento embrionário. É nessa fase onde a maior parte do desenvolvimento do embrião acontece. Ao final da oitava semana, todos os principais órgãos e sistemas começaram a se desenvolver, porem o funcionamento dos mesmos é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular, que já está em pleno funcionamento. Conforme há o surgimento dos órgãos, a forma do embrião vai mudando de um modo em que, no término desse período, ele já terá um aspecto humano.
Vamos abordar agora, os primeiros eventos desse período, e depois voltamos com os principais eventos de cada semana.

Dobramento do embrião: Os dobramentos levarão à transformação de um disco trilaminar plano em um embrião praticamente cilíndrico. O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal. A velocidade de crescimento lateral do embrião não acompanha a velocidade de crescimento longitudinal, ocasionando o seu dobramento. Ocorrem ao mesmo tempo os dobramentos nas extremidades cefálica e caudal, e nas laterais do embrião.


Dobramento Cefálico: No dobramento cefálico, as pregas neurais da região craniana formam o primórdio do encéfalo e parte do endoderma da vesícula umbilical forma o intestino anterior.
Dobramento caudal: No dobramento caudal, o crescimento de parte do tubo neural forma o primórdio da medula espinhal, parte do endoderma da vesícula umbilical forma o intestino posterior e primórdio do cordão umbilical assume a posição ventral e o alantóide é parcialmente incorporado
ao embrião.



Dobramentos Laterais: Já nos dobramentos laterais, que são resultado do crescimento dos somitos produzindo as pregas laterais, o embrião assume forma cilíndrica, parte do endoderma da vesícula umbilical forma o intestino médio e a cavidade amniótica sofre modificações. O âmnio forma a cobertura epitelial do cordão umbilical.


Principais eventos da quarta semana:

  • Aparecimento dos arcos braquiais (arcos faríngeos);
  • Prosencéfalo em forma de C e observa-se uma longa e curva eminência caudal; 
  • Brotos dos membros superiores reconhecíveis;
  • Placoides cristalinos – futuros cristalinos dos olhos;

Os rudimentos de muitos órgãos especialmente do S. cardiovascular já estão estabelecidos;
Brotos dos membros inferiores (final da quarta semana).

Então é isso galera, voltaremos de novo depois, para falarmos dos principais eventos de cada semana desse período da organogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário