sábado, 3 de junho de 2017

Terceira Semana do desenvolvimento embrionário

Então galerinha que acompanha nosso blog, eu e o Reginaldo voltamos para falar da terceira semana embrionária da gestação do nosso bebe.
E um dos principais acontecimentos da terceira semana é o processo de gastrulação,  que consiste no aparecimento da linha primitiva, desenvolvimento da notocorda e diferenciação das três camadas germinativas.


É importante saber que a região superior do embrião é indutora de formação de cabeça (porque tem fatores que induzem a formação da cabeça), e a mesma coisa da parte inferior. Toda a determinação de localidades dos órgãos é determinada durante o processo de gastrulação, é por causa dela que podemos classificar uma simétrica bilateral!
O início da gastrulação ocorre quando é formada a linha primitiva, na superfície do epiblasto do disco embrionário.

É ainda durante a gastrulação que o disco bilaminar é convertido em um trilaminar. Lembre – se que é ele que vai dar origem aos três folhetos germinativos. Os folhetos germinativos são endoderme, mesoderme e ectoderma.
Para o processo de gastrulação consiga acontecer com êxito, as proteínas ligadas à sinalização celular são essências nesse período.
Resumindo a gastrulação é o início com a formação da linha primitiva, conversão do disco bilaminar em disco trilaminar, diferenciação das três camadas germinativas, atuação das proteínas sinalizadoras nos movimentos celulares, morfogênese, orientação axial ao embrião e desenvolvimento da notocorda.

Neurulação :
Enquanto a notocorda se alonga, a placa neural se alarga e se estende cefalicamente até a membrana orofaríngea.

Formação da crista Neural:
-As células da crista neural se diferenciam em vários tipos celulares, incluindo gânglios espinhais e do sistema nervoso autônomo. Também formam as bainhas dos nervos periféricos a pía mater e a aracnóide.

A formação do tubo neural

Formação da placa neural e pregas neurais e fechamento destas pregas para formar o tubo neural. Estes processos são completados ao final da quarta semana. -Placa neural (neuroectoderma): dá origem ao sistema nervoso central e a outras estruturas tais como a retina. -Assim que é formado, o tubo neural de separa do ectoderma superficial.

A importância de a gestante tomar ácido fólico para ajudar na redução dos defeito do tubo neural:

Os defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento fetal, entre a terceira e a quinta semana de gestação, envolvendo a estrutura primitiva que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Anencefalia e espinha bífida respondem por cerca de 90% de todos os casos de defeitos do tubo neural. - Estudos epidemiológicos constataram uma alta correlação entre a deficiência em ácido fólico e a incidência de anencefalia e outros defeitos no fechamento do tubo neural. O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, necessário para a síntese de ácidos nucleicos e proteínas. É encontrado em vegetais com folhas verdes escuras, frutas e cereais. Recomenda-se a suplementação para mulheres em idade reprodutiva, por isso a sua adição a alimentos, como a farinha de trigo e seus derivados. - A suplementação periconcepcional e durante o primeiro trimestre de gravidez tem reduzido tanto o risco de ocorrência como o risco de recorrência para os defeitos do tubo neural em cerca de 50 a 70%

Diferenciação do mesoderma:

Mesoderma paraxial: Somitos
Mesoderma intermediário: rins, gônadas, vias urinárias e glândulas adrenais.
Mesoderma lateral: Será dividido em somatopleura e esplanctopleura.

Desenvolvimento dos somitos:

-O primeiro par de somitos aparece no final da terceira semana – crescem em sentido céfalo-caudal. -Os somitos vão originar a maior parte do esquleleto axial, músculos associados, assim como a derme da pele adjacente.
Desenvolvimento do celoma intra embrionário

-Surgem no mesoderma lateral e cardiogênico. -Formam as cavidades do corpo do embrião – pericárdias, pleurais e peritoniais.


Desenvolvimento inicial do sistema cardiovascular:
-No início da terceira semana a vasculogênse, começa no mesoderma extraembrionário da vesícula umbilical e do pedículo de conexão.
1. As células mesenquimais se diferenciam em angioblastos que agrupam em ilhotas sanguíneas.
2. Dentro das ilhotas, fendas confluem formando pequenas cavidades.
3. Angioblastos se achatam e foram os primórdios do endotélio.
4. As cavidades revestidas por endotélio logo se fusionam para formar redes de canais endoteliais.
5. Vasos se espalham por brotamento endotelial se fundem com outros vasos.
As células sanguíneas desenvolvem-se a partir de células endoteliais especializadas dos vasos na vesícula umbilical e no alantoide no final da terceira semana.

Tubo cardíaco primitivo:
Os batimento cardíacos embrionários podem ser detectados por ultrassonografia, durante a quarta semana, cerca de 6 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário