terça-feira, 16 de maio de 2017

Formação e eclosão do Blastocisto



Hoje, abordaremos mais um interessantíssimo assunto sobre nossa longa jornada em busca do nosso bebê...

O assunto é sobre formação e eclosão do BLASTOCISTO
Cerca de 4 dias após a fecundação, surge no interior da mórula um espaço preenchido por um líquido- A cavidade blastocística- esse processo ocorre quando o líquido atravessa da zona pelúcida para a cavidade uterina e forma esse espaço.
Com o aumento do líquido na cavidade blastocística o blastômero é separado em duas partes:
·         Trofoblasto: Delgada camada celular externa que forma a parte embrionária da placenta;
·         Embrioplasto (Grupo de blastômeros): Massa celular interna  que  formará o embrião.

Nessa fase o concepto é denominado blastocisto. O processo ocorre da seguinte maneira o embrioblasto se projeta para cavidade blastocistica (Interior da mórula, LEMBRANDO) e após o blastocisto ter flutuado por dois dias nas secreções uterinas a zona pelúcida desaparece (MOMENTO DA ECLOSÃO), esta degeneração permite com que o blastocisto aumente de tamanho, e enquanto ele vai em direção ao útero o embrião obtém nutrição das secreções das glândulas uterinas maternas...
O momento em que o blastocisto (embrião) se adere ao tecido endometrial é 6 dias após a fecundação, e nessa fase há uma proliferação do troflobasto (camada celular delgada)...  Este se divide em duas camadas
Citofoblasto: Camada interna
Sinciciotrofoblasto: Camada externa – Consiste em uma massa protoplasmática multinucleada, no qual nenhum limite celular pode ser observada.

·         Com 7 dias o Sinciciotrofoblasto: Penetra o epitélio e invade o tecido conjuntivo endometrial.

No fim da primeira semana o blastocisto está superficialmente implantado na camada compacta do endométrio, mantendo sua nutrição através dos tecidos maternos erodidos. Este se expande no polo embrionário, e produz enzimas que “rompem” os tecidos maternos permitindo com que o blastocisto se implante dentro do endométrio.
Uma caminhada magnífica até adesão completa do embrião no útero né?!
Até a próxima GALERAAAAAA
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário